sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

GESTAR II em Cruz - Ce.




SECRETARIA DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CRUZ

RELATÓRIO DA OFICINA INTRODUTÓRIA - 28/07/09


A abertura do encontro deu-se às 8:00h no Auditório Municipal Cônego Manoel Valdery da Rocha, Praça dos Três Poderes, município de Cruz/Ce. Na ocasião, estiveram presentes 70 cursistas, 02 formadores, 01 coordenador do Gestar no município, 06 técnicos da Secretaria de Educação e o Secretário de Municipal de Educação, que deu boas-vindas aos participantes, acolhendo-os com uma mensagem motivacional intitulada sapateado. Em seguida, destacou a importância do compromisso de todos os cursistas para o bom desempenho do Gestar II em nosso município. Para enfatizar ainda mais a necessidade de melhoria da aprendizagem dos alunos, apresentou os gráficos de resultados do SPAECE-2008, mostrando o crescimento do município em relação aos resultados de 2004 e 2006, estabelecendo comparativos com os resultados obtidos em 2008. O mesmo finalizou suas palavras desejando a todos bons estudos e bom Gestar, destacando que estaria disponível em ajudar a todos os cursistas, principalmente com as despesas de locomoção e alimentação.
Seguindo a pauta, a coordenadora do Gestar apresentou em slides o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, destacando toda a metodologia do curso, sua proposta pedagógica, dinâmica e cronograma das oficinas, explicitando a necessidade de adequações curriculares feitas pelo professor e que o material não substituiria os livros didáticos, pois servirão para complementar suas aulas. Em seguida, dividiu os cursistas nas respectivas turmas de Língua Portuguesa e Matemática e apresentou o formador de cada turma para que fosse feito o cadastro dos cursistas. Finalizou suas palavras e convidou todos para o almoço.
Na retomada dos trabalhos, cada formador ficou com sua turma e foi feita a apresentação de todos. Cada um dizia o ano que ensinava, o nome da escola e sua localidade. Após foi feito estudo detalhado do material com especificação de cada sessão e finalmente cada cursista abordou seus anseios e expectativas em relação ao curso e próximos encontros.
Foi explicado como seria cada sessão coletiva ou oficina e estudado o guia geral. A turma foi dividida em grupos para estudo do Guia Geral e logo os grupos apresentaram o que estudaram, destacando pontos mais relevantes, discutindo-os com o formador. Em seguida tivemos um momento para esclarecer sobre a forma de avaliação dos cursistas, onde falamos sobre o portfólio e o projeto a ser desenvolvido em cada escola. Finalmente fizemos as considerações finais e avaliamos o dia, onde cada cursista destacou pontos positivos, negativos e sugestões para os próximos encontros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;