PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II
EEF JOÃO LADISLAU DE PAULO MAGALHÃES E
EEF VALDIONOR MARTINS (ANEXO)
PROJETO: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL
Ivanilde Marques Ferreira
José Moezio Silveira
Luíz Raimundo do Nascimento
Caiçara – Cruz – Ceará
Outubro e Novembro de 2009
Execução/ Duração
Um mês-Início - 03/11
Fim - 30/11
Disciplinas envolvidas e respectivos professores.
Matemática:
Professores:
Ivanilde Marques Ferreira (4º e 8º anos )
Nágila Souza Silveira (4º ano)
José Moezio Silveira (6º e 7º anos)
Luiz Raimundo do Nascimento (6º, 7º e 8º anos)
Língua Portuguesa
Professores:
Ivanilde Marques Ferreira (4º ano)
Nágila Souza Silveira (4º ano)
José Moezio Silveira (6º e 7º anos)
Maria Geane Silveira (6º, 7º e 9º anos)
Maria Lucimar Silveira (8º ano)
Introdução
A matemática é uma parte importante de nossa vida. Ela está presente em todos os lugares e em todas as situações de nosso cotidiano: na escola, no lazer, nas brincadeiras, em casa. Quando ligamos a televisão, abrimos uma revista ou “navegamos” pela internet, temos acesso a inúmeras informações, que nos são apresentadas das mais variadas formas, como textos, gráficos, tabelas e imagens. Analisar e interpretar essas informações de forma crítica é fundamental para compreendermos o mundo e atuarmos nele de forma significativa.
Diante dessa realidade, a matemática assume um papel essencial, pois contribui para o desenvolvimento da capacidade de interpretar, de analisar, de criticar, de concluir e de resolver problemas, além de estimular a criatividade, a intuição e o espírito de investigação.
E importante que a escola possibilite o desenvolvimento desses e de outros potenciais, de modo que os alunos tenham oportunidades de construir seu conhecimento matemático e aplicá-lo, sempre que possível, no seu dia-a-dia. Esperamos que eles façam isso de maneira prazerosa, agradável, participativa e sem aborrecimentos.
Ao longo desse projeto os alunos serão convidados a pensar, a resolver problemas e desafios, a pesquisar, a trabalhar em equipes,a argumentar, a interpretar, a produzir textos e a divertir-se.
Gostaríamos que todos aceitassem este convite com entusiasmo e dedicação participando ativamente das atividades propostas.
Justificativa
É cada vez mais frequente a necessidade de se compreender as informações veiculadas, especialmente pelos meios de comunicação, para tomar decisões e fazer previsões que terão influência não apenas na vida pessoal, como na de toda a comunidade.
Estar alfabetizado, nos dias atuais, supõe saber ler e interpretar dados apresentados de maneira organizada e construir representações, para formular e resolver problema que impliquem o recolhimento de dados e análise de informações.
Essa característica da vida contemporânea traz ao currículo de Matemática uma demanda em abordar cada vez mais elementos da estatística, da combinatória e da probabilidade.
Os estudos e as pesquisas em Educação Matemática indicam e os PCNs recomendam, que os conteúdos temáticos sejam desenvolvidos, sempre que possível, de modo integrado e que sejam feitas conexões entre esses conteúdos e os de outras disciplinas.
Pensando assim, nós, organizadores desse projeto decidimos trabalhar, dentro do tratamento da informação, produções textuais a partir das interpretações realizadas em cada atividade. É a matemática e a língua portuguesa se cruzando, a interdisciplinaridade sendo posta em prática.
Objetivos Gerais:
Construir procedimentos para coletar, organizar, comunicar e interpretar dados, utilizando tabelas, gráficos e representações que aparecem frequentemente em seu dia-a -dia.
Trabalhar situações - problema que envolva combinações, arranjos, permutações e, especialmente, o princípio multiplicativo da contagem.
Compreender que grande parte dos acontecimentos do cotidiano são de natureza aleatória e é possível identificar prováveis resultados desses acontecimentos.
Objetivos Específicos:
Coletar, organizar e descrever dados.
Ler e interpretar dados apresentados de maneira organizada e construir representações.
Interpretar dados apresentados por meio de tabelas e gráficos, para identificar características previsíveis ou aleatórias de acontecimentos.
Obter e interpretar média aritmética.
Explorar ideias de probabilidade em situações-problema simples, identificando sucessos possíveis, sucessos seguros e as situações de “sorte”.
Utilizar informações dadas para avaliar probabilidades.
Identificar possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e de contabilizá-las usando estratégias pessoais.
Produzir textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas, construir gráficos e tabelas com base em informações contidas em textos jornalísticos, científicos ou outros.
Conteúdos a serem desenvolvidos:
Matemática
Possibilidades e chance
Estatística
Amostra
Gráfico e tabela
Gráfico de setores
Média aritmética
Organizando informações
Língua Portuguesa
Debate (expressão oral)
Leitura e escrita (produção textual)
Trabalhos com gêneros textuais (ver anexo)
Relatório das pesquisas realizadas.
Estratégias:
Matemática
Organização dos dados em tabelas e gráficos.
Seleção de atividades de apoio nos livros didáticos.
Experimentação (Análise combinatória e probabilidades).
Exposição dos trabalhos realizados
Pesquisa em sala, na escola e comunidade para a coleta de dados significativos. (aula de campo)
Língua Portuguesa
Produção textual
Socialização das ideias e informações contidas no texto.
Debate em cima de resultados verificados.(expressão oral)
Avaliação
Escritas(provas, testes, trabalhos, auto avaliação)
Orais(exposições, entrevistas, pesquisas, relatórios, apresentação de textos)
PROJETO: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL
Ivanilde Marques Ferreira
José Moezio Silveira
Luíz Raimundo do Nascimento
Caiçara – Cruz – Ceará
Outubro e Novembro de 2009
Introdução
A matemática é uma parte importante de nossa vida. Ela está presente em todos os lugares e em todas as situações de nosso cotidiano: na escola, no lazer, nas brincadeiras, em casa. Quando ligamos a televisão, abrimos uma revista ou “navegamos” pela internet, temos acesso a inúmeras informações, que nos são apresentadas das mais variadas formas, como textos, gráficos, tabelas e imagens. Analisar e interpretar essas informações de forma crítica é fundamental para compreendermos o mundo e atuarmos nele de forma significativa.
Diante dessa realidade, a matemática assume um papel essencial, pois contribui para o desenvolvimento da capacidade de interpretar, de analisar, de criticar, de concluir e de resolver problemas, além de estimular a criatividade, a intuição e o espírito de investigação.
E importante que a escola possibilite o desenvolvimento desses e de outros potenciais, de modo que os alunos tenham oportunidades de construir seu conhecimento matemático e aplicá-lo, sempre que possível, no seu dia-a-dia. Esperamos que eles façam isso de maneira prazerosa, agradável, participativa e sem aborrecimentos.
Ao longo desse projeto os alunos serão convidados a pensar, a resolver problemas e desafios, a pesquisar, a trabalhar em equipes,a argumentar, a interpretar, a produzir textos e a divertir-se.
Gostaríamos que todos aceitassem este convite com entusiasmo e dedicação participando ativamente das atividades propostas.
Justificativa
É cada vez mais frequente a necessidade de se compreender as informações veiculadas, especialmente pelos meios de comunicação, para tomar decisões e fazer previsões que terão influência não apenas na vida pessoal, como na de toda a comunidade.
Estar alfabetizado, nos dias atuais, supõe saber ler e interpretar dados apresentados de maneira organizada e construir representações, para formular e resolver problema que impliquem o recolhimento de dados e análise de informações.
Essa característica da vida contemporânea traz ao currículo de Matemática uma demanda em abordar cada vez mais elementos da estatística, da combinatória e da probabilidade.
Os estudos e as pesquisas em Educação Matemática indicam e os PCNs recomendam, que os conteúdos temáticos sejam desenvolvidos, sempre que possível, de modo integrado e que sejam feitas conexões entre esses conteúdos e os de outras disciplinas.
Pensando assim, nós, organizadores desse projeto decidimos trabalhar, dentro do tratamento da informação, produções textuais a partir das interpretações realizadas em cada atividade. É a matemática e a língua portuguesa se cruzando, a interdisciplinaridade sendo posta em prática.
Execução/ Duração
Um mês - Início - 03/11
Fim - 30/11
Disciplinas envolvidas e respectivos professores.
Matemática:
Professores:
Ivanilde Marques Ferreira (4º e 8º anos )
Nágila Souza Silveira (4º ano)
José Moezio Silveira (6º e 7º anos
Luiz Raimundo do Nascimento (6º, 7º e 8º anos)
Língua Portuguesa
Professores:
Ivanilde Marques Ferreira (4º ano)
Nágila Souza Silveira (4º ano)
José Moezio Silveira (6º e 7º anos)
Maria Geane Silveira (6º, 7º e 9º anos)
Maria Lucimar Silveira (8º ano)
Objetivos Gerais:
Construir procedimentos para coletar, organizar, comunicar e interpretar dados, utilizando tabelas, gráficos e representações que aparecem frequentemente em seu dia-a -dia.
Trabalhar situações - problema que envolva combinações, arranjos, permutações e, especialmente, o princípio multiplicativo da contagem.
Compreender que grande parte dos acontecimentos do cotidiano são de natureza aleatória e é possível identificar prováveis resultados desses acontecimentos.
Objetivos Específicos:
Coletar, organizar e descrever dados.
Ler e interpretar dados apresentados de maneira organizada e construir representações.
Interpretar dados apresentados por meio de tabelas e gráficos, para identificar características previsíveis ou aleatórias de acontecimentos.
Obter e interpretar média aritmética.
Explorar ideias de probabilidade em situações-problema simples, identificando sucessos possíveis, sucessos seguros e as situações de “sorte”.
Utilizar informações dadas para avaliar probabilidades.
Identificar possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e de contabilizá-las usando estratégias pessoais.
Produzir textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas, construir gráficos e tabelas com base em informações contidas em textos jornalísticos, científicos ou outros.
Conteúdos a serem desenvolvidos:
Matemática
Possibilidades e chance
Estatística
Amostra
Gráfico e tabela
Gráfico de setores
Média aritmética
Organizando informações
Língua Portuguesa
Debate (expressão oral)
Leitura e escrita (produção textual)
Trabalhos com gêneros textuais (ver anexo)
Relatório das pesquisas realizadas.
Estratégias:
Matemática
Organização dos dados em tabelas e gráficos.
Seleção de atividades de apoio nos livros didáticos.
Experimentação (Análise combinatória e probabilidades).
Exposição dos trabalhos realizados
Pesquisa em sala, na escola e comunidade para a coleta de dados significativos. (aula de campo)
Língua Portuguesa
Produção textual
Socialização das ideias e informações contidas no texto.
Debate em cima de resultados verificados.(expressão oral)
Avaliação
Escritas(provas, testes, trabalhos, auto avaliação)
Orais(exposições, entrevistas, pesquisas, relatórios, apresentação de textos)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário